Festivais Matsuri do Japão, Confira nossas dicas!

Festivais Matsuri do Japão, Confira nossas dicas!

Festivais Matsuri do Japão, Confira nossas dicas!

Festivais Matsuri do Japão. Que o Japão tem uma cultura peculiar e incrível, você já sabe, não é mesmo? E, você sabia que sempre irá encontrar algum festival no Japão, a terra do sol nascente? Então, o Japão é conhecido internacionalmente por ser o país dos grandes festivais.


São os festivais matsuri que podem envolver desde um grupo pequeno de pessoas, quanto milhares de pessoas em determinada localidade do Japão.


Portanto, neste artigo você vai saber mais sobre os Festivais Matsuri do Japão.



Leia também:



Bem, se você não sabia, a palavra matsuri significa adoração. Muitos matsuris estão ligados à cultura do arroz, porque muito da cultura do Japão é alicerçada no arroz. Outros celebram a história do país, a sua cultura, o trabalho, dentre outros.


As procissões são partes dos festivais japoneses, onde o Kami (que significa divindade), do santuário local é transportado por meio da cidade em Mikoshi, o altar dos deuses. Os matsuri ocupam lugar de destaque na vida dos japoneses.


Os japoneses costumam se reunirem em templos e santuários para os festivais, desfrutando de relicários, carros alegóricos e outros.


Entre os melhores momentos dos Festivais Matsuri do Japão, há os relicários Mikoshi, eles são carregados pela cidade nos ombros das pessoas, que os agitam também de vem em quando, numa grande festividade!


Festivais Matsuri do Japão


Origem dos Matsuri


Os matsuri eram um ritual xintoísta, todavia abarcaram ritos do calendário budista e chinesa. Os grandes atos de adoração aos deuses são os matsuri, assim, o povo presta um tipo de oferenda, reverência e entusiasmo.


Os matsuris serviam para prestar uma adoração aos deuses e antepassados, como forma de agradecimentos por alguma condição, como as colheitas do ano, etc. Com o passar dos anos, esses rituais foram se tornando mais comuns.


Grandes festivais do Japão


Alguns dos maiores festivais são o Shogatsu de Ano Novo, o Nebuta Matsuri, o Kanda Matsuri, o Hina-matsuri, o Sapporo Yuki Matsuri e o Tanabata Matsuri.


Vejamos mais detalhes deles:


1. Shogatsu de Ano Novo


Os eventos de ano novo são muito bem preparados no Japão. As casas passam por um boa limpeza para aguardar o ano novo, as dívidas são quitadas, são preparadas osechi, que são as comidas em bandeja laqueadas. Os osechi são escolhidos por ter cores afortunadas.


E também as casas são decoradas, e os feriados são comemorados pelas famílias e há, ainda, muitas visitas a templos e santuários.


Festivais Matsuri do Japão


2. O Nebuta Matsuri


Ele é famoso por contar com gigantescos carros alegóricos feitos de lanternas, retratando samurais e outros heróis. O festival Nebuta Matsuri é um dos mais tradicionais das cidades de Aomori e de Hirosaki. As ruas dessas cidades ficam coloridas.


Nebuta são lanternas de bambu e papel que retratam personagens. Um dos motivos para o Nebuta ser popular é a alegria do povo, somada ao tom colorido, e tem a participação de muitos estrangeiros. Assim, o evento se torna um tipo de carnaval.


Festivais Matsuri do Japão


3. Kanda Matsuri


Ele acontece em Tóquio, no mês de maio, quando acontece eventos realizados durante uma semana inteira, mas a atração principal é apresentada no sábado e domingo. O ponto marcante desse festival é que há uma procissão pelo centro da cidade com desfiles de Mikoshi, que são os santuários portáteis.


Essa festa costuma ocorrer no mês de agosto, com muitas atrações, como barracas de comidas típicas, desfiles, queima de fogos, o que se mistura ao som dos sinos e tambores.


O evento é realizado em anos alternados, devido ao crescimento dos festejos deste evento. Ao longo dos anos, o Kanda Matsuri passou a ser comemorado para a prosperidade do povo. O festival é realizado para homenagear os deuses do santuário Kanda Myojin.


Percebe a riqueza desses Festivais Matsuri do Japão?


Festivais Matsuri do Japão


4. Hina-matsuri


É um festival das bonecas, comemorado em março. É quando as famílias rezam pela prosperidade e felicidade de suas filhas, e para conseguir que elas possam crescer de modo saudável. É quando as meninas se vestem dos melhores quimonos e vão visitar amigos e familiares.


Os japoneses preparam altares com tapetes vermelhos expondo as bonecas ornamentais.


São festividades com fins de afastar os maus espíritos. As famílias também desfrutam de uma refeição especial de hishimochi, que é um bolo de arroz em forma de diamante, com um malte de arroz com saquê.


Festivais Matsuri do Japão


5. Sapporo Yuki Matsuri


É também conhecido como o festival da neve. Um dos mais tradicionais dos festivais, onde variados shows, concursos e atrações têm como tela de fundo enormes retratações em neve. Trata-se do Sapporo Snow Festival e acontece no parque Central de Odori.


Ele começou em 1950, quando estudantes de nível médio começaram a elaborar estátuas de neve no Odori Park, região central de Sapporo. Assim, o evento só tem crescido.


As esculturas de gelo reproduzem variados monumentos, castelos, bonecos de neve personagens da Disney, etc.


Festivais Matsuri do Japão


6. O Tanabata Matsuri


Conhecido como o Festival das Estrelas ou Festival da Sétima Noite. Ele tem origem na China e remonta uma lenda de mais de dois mil anos. Trata-se de uma influência chinesa trazida para o Japão.


Os maiores festivais ocorrem em Sendai, mês de agosto, e em Hiratsuka, em julho. O festival Tanabata também é representado em forma de mangás, animes, filmes e nas canções japonesas.


Nos festejos do festival há o costume de escrever desejos pessoais em pedações de papel, depois disso, são pendurados em pau de bambu, na tentativa que o desejo se torne realidade.


Você pode ver grandes decorações ornamentando as casas, ruas e praças das cidades japonesas. É também usual colocar lanternas de papel ou folhas de bambu no rio para irem embora com as correntezas.


No Brasil, em muitas cidades, são realizados esses festivais também, com decoração típicas, danças folcróricas, etc.


Enfim, você pode até se ver participando desses festivais, não é mesmo?


Festivais Matsuri do Japão


Veja: Horóscopo: previsões de Susan Miller para os signos em setembro


Siga Facebook: Japão-Online


Para concluir…


Esses festivais, considerados um momento de comunhão com os deuses, são tradicionais e milenares na cultura nipônica e representam um convite para aqueles que querem desfrutar de festividades, da cultura e do folclore japonês.


É com a realização desses festivais que o Japão vem conseguindo manter muito de suas tradições, certo?


Espera-se que você tenha gostado de saber mais desses eventos, os Festivais Matsuris do Japão.


E, você, já participou de algum? Conte para nós como foi.


Fique antenado em nosso blog para saber mais da cultura japonesa…


Comente abaixo:


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE